Rosácea

ROSACEA

A rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele caracterizada por áreas de vermelhidão na face, acompanhadas ou não por vasos dilatados e lesões inflamadas semelhante a espinhas. Acomete principalmente as bochechas, nariz, testa e queixo. Embora não tenha cura, ela é perfeitamente tratável e totalmente controlável.

Considerada uma doença de pele comum, a rosácea acomete pessoas com idades entre 30 e 50 anos. Pessoas com pele muito clara geralmente são mais afetadas por esse quadro, assim como as mulheres – embora os homens geralmente aprensentem as formas mais graves da doença.

As causas para a manifestação desta doença são desconhecidas, mas o fator hereditário e condições ambientais contribuem diretamente para o surgimento da rosásea.

Consumo de álcool, alimentos picantes, temperaturas extremas, exposição exagerada ao sol, estresse, uso de medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos e o uso de corticosterioides estão entre os fatores ambientais mais significativos para a manifestação do quadro.

O tratamento pode ser feito com medicação tópica, oral. O acompanhamento frequente com o dermatologista é fundamental para o controle da rosásea.