Micoses
A micose é um quadro dermatológico causado por fungos que estão em nossa pele e que, por algum motivo, se proliferam sem que haja controle das defesas naturais do organismo. Esses fungos se alimentam da queratina presente nas nossas unhas, pele e cabelos.
Em condições favoráveis como calor, umidade excessiva e baixa imunidade no organismo, os fungos encontram um ambiente propício para a sua proliferação. O uso prolongado de determinados medicamentos, com destaque para os corticóides, também pode contribuir para o surgimento das micoses.
As micoses mais comuns são: pitiríase versicolor, tinhas e onicomicoses.
A pitiríase versicolor, também conhecida como pano branco é caracterizada por pequenas manchas esbranquiçadas ou acastanhadas. Elas podem estar agrupadas ou isoladas, sendo que normalmente surgem na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto.
Já a tinha é um tipo de micose que apresenta manchas vermelhas de superfície escamosa, bordas bem nítidas, centro claro e que coçam. São conhecidadas popularmente como “impingem” quando acometem o corpo, e “pé-de-atleta” quando ocorre entre dos dedos dos pés.
A onicomicose são as micoses que acometem as unhas das mãos e dos pés.
O tratamento das micoses dependerá da gravidade do quadro apresentado, podendo ser utilizado desde cremes, loções até medicação oral. A consulta ao dermatologista, o mais cedo possível, é imprescindível para a contenção da proliferação dos fungos. Tratamentos paliativos, com receitas caseiras ou medicações inadequadas poderão mascarar problema, que poderá se agravar, causando até mesmo infecções no local.