Melasma
O melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele. Normalmente aparece no rosto, mas também pode surgir em outras partes expostas do corpo, como o colo e os braços. É mais comum em mulheres entre os 20 e os 50 anos, mas também pode afetar homens.
Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, comprovada pelo histórico das pessoas com este problema. O uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais – sobretudo durante a gravidez, além da predisposição genética, também são situações relacionadas ao quadro.
O melasma é caracterizado por manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz, lábio superior (buço), lateral dos braços e colo. As manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados).
O tratamento exige proteção da pele contra os raios ultravioletas, com uso diário de filtro solar e outras medidas de fotoproteção. As manchas podem ser amenizadas com a utilização de cremes clareadores. Deve-se evitar tratamentos muito agressivos por conta do risco de efeito rebote (melhora inicial e retorno com piora do quadro posteriormente)
A consulta ao dermatologista é o primeiro passo para o tratamento eficaz do melasma.