Acne
A acne ocorre quando os folículos pilosebáceos da pele ficam obstruídos por sebo ou resíduos de pele morta (queratina). Nesses locais, alojam-se bactérias que vão gerar a inflamação do folículo.
A acne pode ser de vários tipos, em alguns casos ela pode ser bastante agressiva e profunda, sendo necessário o tratamento com medicação oral (antibióticos, retinóides). Medicações tópicas, assim como uma rotina especial de higienização, geralmente fazem parte do programa de tratamento.
A acne é bastante comum na adolescência, devido ao aumento da produção hormonal no organismo, levando a uma maior atividade das glândulas sebáceas. O quadro porém também
pode ocorrer na idade adulta e em crianças. Uma queixa muito frequente em consultórios atualmente é a acne da mulher adulta, em mulheres acima de 25 anos.
Quanto mais cedo o dermatologista for consultado, melhor será para evitar o agravamento do quadro e o surgimento de cicatrizes resultantes da acne. Os principais locais atingidos são as costas, rosto, pescoço, peito e ombros. É muito importante que o paciente não manipule as lesões, o que só tende a piorar o quadro e aumentar o risco de surgimento de cicatrizes no local.